quinta-feira, 21 de março de 2013

Exercício sobre indústria



Indústria
1ª) (UFSCAR)-SP) Sobre a atual organização industrial dos Estados Unidos, é correto afirmar que:
a) O Nordeste apresentou um sensível declínio do setor industrial e está em franca decadência econômica.
b) a região das planícies centrais substituiu as tradicionais atividades agrícolas pela indústria.
c) as regiões Sul e Oeste formam o “Sun Belt” (cinturão do sol), que se destaca pela presença de indústria de alta tecnologia.
d) a região de fronteira com o Canadá transformou-se em uma área industrial degradada, chamada “Rust Belt” (cinturão da ferrugem).
e) As rochas apresentam forte crescimento industrial, graças à descoberta de inúmeras reservas minerais.

2ª)( FGV-SP) Assinale a alternativa que apresenta uma informação correta sobre os tecnopolos ou polos científicos:
a) Considerados como uma superação dos antigos centros ou distritos, os polos tecnológicos são encontrados apenas nos países do norte desenvolvidos, pois dependem de um sistema de telecomunicações avançado para funcionar.
b) O tecnopolo mais famoso dos EUA é o vale do Silício, na Califórnia, cuja origem se articula com o desenvolvimento de armamentos de alta tecnologia na época da Guerra Fria.
c) São Paulo, Maceió e Porto Alegre são os exemplos mais significativos de cidades brasileiras que correspondem aos tecnopolos do mundo desenvolvido.
d) A França iniciou o desenvolvimento dos polos tecnológicos apenas nesta década, concentrando – os prioritariamente em torno de Paris.
e) apesar de seu grande desenvolvimento técnico e científico, a exiguidade territorial do Japão permitiu a construção de apenas um tecnopolo: a conhecida cidade de Tsukuba. 

 3ª)São aquelas que ainda estão presas aos antigos fatores locacionais que requerem muita mão de obra, não necessariamente qualificada, como as indústrias de alimentos e as têxteis.
a) Artesanato
b) Indústria de Construção
c) Indústria Dinâmica
d) Indústria Extrativa
e) Indústrias Tradicionais

4ª)As indústrias não estão distribuídas da mesma maneira em todas as regiões do mundo. Alguns países se industrializaram desde a Revolução Industrial e grande parte dos países do mundo não foi atingida pela industrialização. 

Sobre a industrialização nos países desenvolvidos, assinale a alternativa incorreta:
a)  Nos países desenvolvidos estão localizadas as sedes das grandes empresas internacionais, conhecidas como multinacionais ou transnacionais
b) Os países desenvolvidos apesar do alto grau de industrialização possuem piores condições de vida.
c) Os países desenvolvidos foram pioneiros no desenvolvimento de fábricas e na mecanização da agricultura.
d) Os países desenvolvidos ou do Norte rico passaram por todas as etapas da industrialização.
e) Os países que estão incluídos nesse grupo são: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Canadá, Itália, Bélgica, Países Baixos (Holanda), França, Reino Unido, entre outros.

5ª)(PUCCAMP-SP) O Manufacturing Bel no nordeste americano apresentava, na década de 50, cerca de 69% da produção industrial dos Estados Unidos, baixando essa participação, três décadas depois, para 48%. Milhões de trabalhadores migraram para o sul e oeste que despontavam como áreas mais dinâmicas. O mesmo Manufacturing Belt, orgulho dos americanos, ganhava uma nova designação pejorativo – o Rust Belt –  o “cinturão da ferrugem”.

Assinale a alternativa que melhor se relaciona ao texto:
a) a sociedade industrial norte-americana se reestruturou frente às novas exigências do mercado mundial.
b) A terceirização das atividades econômicas no leste americano tem promovido o intervencionismo do Estado, para garantir a estabilidade do emprego de milhares de americanos.
c) Os investimentos das grandes transnacionais americanas no exterior esvaziaram a produção industrial e aumentaram o desemprego.
d) A redução continua das taxas de natalidades e o crescente aumento da imigração têm provocado sucessivas crises sociais na classe operária norte-america.
e) O espaço geoeconômico norte-americano está se reorganizando com o surgimento de novos polos industriais.
 
6ª)(UNESP-SP) a indústria de alta tecnologia – eletrônica e informática, biotecnologia e química fina, aeroespacial e bélica – reflete, as suas opções de localização, uma reação às aglomerações industriais. Esses setores industriais procuram novas localizações nos subúrbios afastados dos núcleos metropolitanos ou em pequenas cidades interioranas. Por outro lado, mão de obra cientifica e técnica altamente qualificada e intensos investimentos de capital constituem as principais exigências para o sucesso desses empreendimentos. A região abaixo que apresenta as características do texto é a(0).
a) Região dos grandes Lagos (EUA).
b) Vale do silício, na Califórnia (EUA).
c) África do Sul.
d) América Latina.
e) México.







Um comentário:

Obrigado pelo seu comentário!!! Ele é muito importante!!!Valeu.