quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Região Nordeste



Regiões do Nordeste.

1ª) (UDESC-SP, 2006-adp.) Com relação às sub-regiões nordestinas, identifique a alternativa incorreta.
a) Na Zona da Mata, a cana-de-açúcar é intensamente cultivada, desde a época colonial.
b) O Meio-Norte, como o próprio nome diz, constitui uma área de transição entre a Amazônia e o nordeste, especificamente o Sertão, onde está concentrado o maior número de indústrias
c) O agreste é uma faixa de terra bastante estreita, no sentido leste-oeste, e alongada, no sentido norte-sul.
d) O Sertão é a maior das sub-regiões nordestinas.
e) O nordeste não é uma região homogênea. Existem áreas mais industrializadas, outras com agricultura tradicional e outras, ainda, com pouquíssimo desenvolvimento.

2ª)  A formação e regionalização do território brasileiro foi um processo longo que teve a contribuição de diversos fatores.

Analise as afirmações logo abaixo, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F).
a) (        ) a exploração mineral ajudou no processo de ocupação do interior do Brasil, em especial a região de Minas Gerais.
b) (        ) O parque industrial brasileiro pouco contribui para que no contexto latino-americano o Brasil seja considerado uma potência regional.
c) (        ) O Brasil possui dimensões continentais, porém sem desigualdades regionais, seja no aspecto físico ou econômico.
d) (        ) Na divisão geoeconômica o Brasil está regionalizado em três regiões, a Amazônia, nordeste e Centro-Sul que leva em consideração fatores sociais e econômicos.
e) (        ) Com a constituição de 1988, ficou definido que o território de Fernando de Noronha seria incorporado ao estado de Pernambuco.

3ª) Analise as opções abaixo sobre a integração do território brasileiro, marque as alternativas em Certo ( C ) ou Errado ( E ).
a) (        ) O cultivo da cana-de-açúcar no litoral do nordeste pouco contribuiu no processo de ocupação do território brasileiro.
b) (        ) Diversos fatores como, por exemplo, a economia tem ajudado o Brasil a se destacar  como uma potência regional na América do Sul.
c) (        ) A região sudeste exerce papel de liderança na formação do mercado interno do Brasil, sendo o termômetro da economia e do desenvolvimento do país.
d) (        ) O poderio militar não contribui para que  um país se torne uma potência regional.
e) (        ) As atividades exportadoras podem explicar a forma de ocupação do Brasil e a construção de suas diferenças regionais.

) A região Nordeste do Brasil apresenta 1.554.257,0 quilômetros quadrados, essa área do território brasileiro apresenta grandes diferenças em aspectos como clima, vegetação, economia, entre outros. Nesse contexto, a região é dividida em quatro, processo conhecido como as sub-regiões do Nordeste. Essa divisão é composta por:
a) Litorânea, Meio-Norte, Sertão, Caatinga.
b) Caatinga, Zona da Mata, Agreste, Sertão.
c) Meio-Norte, Recôncavo Baiano, Zona da Mata, Agreste.
d) Amazônica, Sertão, Agreste, Litorânea.
e) Meio-Norte, Sertão, Zona da Mata, Agreste.


5ª) Relacione as características abaixo às sub-regiões nordestinas apresentadas.

a) Ocupa uma faixa de terra que acompanha a costa, desde o Rio Grande do Norte ao sul da Bahia e é nessa sub-região que se concentra a maior parte da população nordestina.
b) Nas paisagens dessa área do Nordeste, são encontrados rios intermitentes, solos pedregosos e vegetação de caatinga.
c) É uma faixa de terra estreita situada entre a Zona da Mata e o Sertão. Sua economia se baseia nas atividades agropecuárias.
d) É uma área de transição entre as regiões Nordeste e Norte onde as principais atividades econômicas são os extrativismos vegetais e a pecuária extensiva. Com planície litorânea, planaltos e chapadas.
 (        ) Zona – da - Mata

(        ) Agreste

(        ) Sertão

(        ) Meio-Norte
6ª) Sabemos que a região nordeste foi subdividida em quatro sub – região para uma se realizar um melhor estudo sobre suas semelhanças e desigualdade. Faça uma comparação entre a Zona da Mata e o Sertão Nordestino.


Gabarito

1ª) - B

2ª) - V, F, F, V, V.

3ª) - E, V, V, F, V

4ª) - E. 

5ª) - (   A     ) zona da mata.
        (   C     ) agreste.
        (   b     ) sertão.
        (   d    ) meio - norte.

6ª) ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!! Ele é muito importante!!!Valeu.